VERGONHA: Preço da carne explode e Globo comemora recorde de venda de ovos

COMPARTILHE AGORA!

Enquanto os preços da carne bovina batem recorde, aumentando neste mês cerca de dez vezes mais do que em outubro, o Jornal Nacional, da Globo, comemorou nesta terça-feira (26) o recorde histórico da venda de ovos no país. A única menção ao preço da carne está logo no início da reportagem, que cita que muitos brasileiros estão deixando de comprar o alimento para consumir ovos, que são mais baratos.

“Quando 2019 terminar, cada brasileiro vai ter comido em média 230 ovos. É quase o dobro do que era consumido há dez anos”, diz a reportagem. O jornal também entrevista empresários do setor, que celebram o crescimento do mercado.

No entanto, apesar de não aprofundar a problemática do aumento desenfreado do preço da carne, sabe-se que uma das explicações possíveis é a alta do dólar e de exportações no governo de Jair Bolsonaro. Os produtores preferem negociar o alimento para o exterior, que paga em dólar, do que no mercado doméstico, onde o real perde força.

Como agravante, a moeda americana atingiu R$ 4,25 neste terça-feira, e já mira R$ 4,50. Conforme divulgado pela Fórum nesta segunda-feira, Bolsonaro bateu recordes nas médias mensais em sete dos dez meses já transcorridos e pode fechar novembro com a média mais alta da história da moeda, criada em 1994 com o Plano Real.

Revista Fórum

COMPARTILHE AGORA!