William Bonner sofre grave acusação envolvendo esquema de corrupção no Jornal Nacional

É PRA COMPARTILHAR!

William Bonner foi alvo de uma acusação do jornalista Glenn Greenwald, que o acusou de trabalhar diretamente com um famoso na Globo

Um dos maiores jornalistas do Brasil, comandante do Jornal Nacional, William Bonner foi citado em uma entrevista concedida pelo jornalista Glenn Greenwald, que virou centro das atenções recentemente por ser editor-chefe do The Intercept, site responsável por divulgar supostos diálogos entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e procuradores da Lava-Jato.

Em conversa com o jornalista Juca Kfouri, do TVT, ele contou que a mídia, incluindo o Jornal Nacional, atuava como parceira da operação. “Obviamente, a grande mídia estava como uma aliada do Sergio Moro e da Lava Jato nos últimos anos, não só por ideologia, mas também porque o modelo do lucro da mídia brasileira era receber vazamentos da força-tarefa da Lava Jato sem gastar com nenhum recorte, sem fazer investigações”, disse Glenn, que cita William Bonner na sequência.

“Então, o Jornal Nacional recebia vazamentos da força-tarefa da Lava Jato, o William Bonner anunciava que tinha uma notícia muito importante sobre corrupção, com uma audiência enorme, e a Globo lucrava muito sem fazer jornalismo. O papel da grande mídia no Brasil era quase como parceiro da Lava Jato e do Sergio Moro”, disse o homem, que é casado com o deputado-federal David Miranda.

Glenn revelou que o site The Intercept procurou a mídia tradicional antes de, por si só, divulgar os diálogos. “Nossa estratégia, então, foi convidar a grande mídia para ter acesso ao nosso jornalismo, para reportar junto com a gente. Acho que sem a nossa estratégia, sem envolver todos conosco, não seria assim”, disse ele, que detonou a Globo na entrevista.

“Muitos aliados deles na mídia disseram, depois de apenas uma semana, que as acusações eram muito graves e que ele deveria renunciar ao seu cargo público. Uma aliada importante, a revista Veja, que ficou cinco anos o aplaudindo, quase pediu desculpas para o público pela imagem que eles construíram. E, agora, a Veja é nossa parceira jornalística.”, disse ele, mais uma vez alfinetando a Globo.

“Depois de dois meses, Moro ainda é o ministro da justiça. Mas ele é uma figura muito mais fraca, igual o Deltan Dallagnol [coordenador da Lava Jato]. Eu acho que essas mudanças são sutis, mas geralmente mudanças importantes acontecem com o tempo e de forma sutil”, disse o acusador de William Bonner.

OtvFoco

É PRA COMPARTILHAR!